GEOPARQUE OESTE | Gala celebrou reconhecimento Mundial da UNESCO e distinguiu contributos neste processo

Na noite do passado sábado, 11 de maio, realizou-se no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha a Gala do Geoparque Oeste, evento que celebrou o reconhecimento do território como Geoparque Mundial da UNESCO, do qual o Concelho do Cadaval é parte integrante.
A referida Gala contou com a presença de mais de 250 pessoas, entre elas o Presidente da Câmara Municipal do Cadaval, José Bernardo Nunes, e o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, numa noite em que foram reconhecidas pessoas e entidades que contribuíram para o sucesso deste processo e foi feito o lançamento da 1.ª edição das distinções do Geoparque Oeste nas áreas da Geoconservação, Geoeducação, Geoturismo, Comunicação e Parcerias.
Na área da Geoconservação, a Direção da Associação Geoparque Oeste decidiu distinguir pessoas e instituições que demonstraram uma dedicação notável na preservação e proteção do património natural e cultural - Nuno Pimentel, Alline Dias, Inês Marques, Bruna de Sousa, Vanessa Antunes e a Fundação Belmiro de Azevedo.
Na área da Geoeducação, a Direção da Associação Geoparque Oeste decidiu distinguir pessoas e instituições que apresentam programas educativos notáveis ou outras iniciativas que promovem e facilitam a compreensão e valorização do património natural e cultural do Geoparque Oeste - a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste; Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha; a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar; e ainda, Intertidal e Vanda Alves
Na área do Geoturismo, premiaram-se os programas turísticos ou outras iniciativas que promovam o território do Geoparque Oeste enquanto destino de turismo sustentável – Sant’Aventura e Peniche 360º; os alojamentos locais Windhouse e Furnaka e a Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM).
Na área da Comunicação foram premiadas pessoas e entidades que desenvolveram esforços excecionais na comunicação de temas relacionados com o Geoparque Oeste e a sua marca para o público em geral - Revista National Geographic Portugal; Maria Matos, a organização do Trail dos Dinossauros e o Grupo de Cantares dos Bons Reis Magos do Avenal.
Por fim, na área das Parcerias, a Direção da Associação Geoparque Oeste decidiu reconhecer as colaborações entre organizações, instituições académicas, empresas e comunidades em projetos relacionados com o Geoparque Oeste - a Companhia Agrícola do Sanguinhal, a Adega Cooperativa da Lourinhã, a Adega d’Arrocha, a Mercearia Pena, a Mercearia Atípica, a marca Onildas, a empresa Consultores Apícolas, a empresa Doce Lourinhã, a empresa Irradiare, a Associação Paleo XXI, Dino Parque Lourinhã e o Miguel Nobre.
Entre as entregas das distinções assistiram-se a várias intervenções de âmbito musical e artístico. Rufinhos de Torres Vedras, Coro Municipal da Lourinhã, Grupo de Cantares dos Bons Reis Magos e o Rancho Folclórico de Geraldes atuaram na Gala.
Entre outras distinções, também houve oportunidade para um reconhecimento aos cinco municípios que assinaram a 17 de maio de 2017 a Carta de Manifestação de Interesse que deu início a este processo: Bombarral, Lourinhã, Óbidos, Peniche e Torres Vedras. Assim como as instituições e pessoas que tiveram a visão e disponibilidade para serem os fundadores da associação: GEAL - Museu da Lourinhã, Sociedade de História Natural de Torres Vedras, Universidade Nova de Lisboa, Lubélia Gonçalves, Bruno Camilo, Maria Matos, Rui Venâncio, Miguel Reis Silva e Octávio Mateus.
A Gala encerrou com as palavras de agradecimento do Coordenador Executivo do Geoparque Oeste, Miguel Reis Silva, que destacou a coragem, visão e audácia dos municípios que acreditaram que é possível trabalhar em conjunto em prol do desenvolvimento sustentável de uma região.
16 Maio 2024